domingo, 15 de janeiro de 2012

1ª Crónica

Hoje, como não podia deixar de ser, houve nova saída para mais um animado treino. O dia veio mesmo a calhar proporcionando-nos boa matéria para preencher a primeira crónica da história do nosso blog. Muita chuva, muita lama, muito frio. Encharcados até aos ossos mas com muita força e convicção completámos o percurso para hoje planeado, um pouco mais curto do que o habitual, mas não menos difícil e sofrido devido às condições climatéricas pouco convidativas.
A partida deu-se como habitualmente na Avenida Principal e contámos com a presença de uma nova aquisição, o “Toy”, um que não canta mas que pedala bem. Não fosse o cigarrito queimado mesmo antes do início do treino e seria o cabo dos trabalhos para aguentar o homem.


             A meio do percurso as coisas complicaram-se e lá veio uma subidinha que por alguns foi feita a “penantes”. A Berg tem desculpa pois foi adquirida recentemente e ainda não está feita ao seu tripulante. Já da KTM não se pode dizer o mesmo, é muito ácido úrico, muita gota, ou serão muitas gotas juntas?.
A Drossiger lá se foi aguentando, é muito jovem, ainda tem muito para dar. A Mérida também, embora já com algumas artroses a dar sinal por tanto esforço.


             Importa registar que uma outra Mérida, que já viveu melhores tempos, não pôde sair hoje devido à mal planeada arrumação da sua garagem que, segundo nos foi dito pelo seu tripulante, o nosso amigo Mário, ficou de tal modo escondida que talvez não seja vista nos próximos 30 dias. Desculpas, é que isto de sair de casa já com muita chuva não é fácil em termos psicológicos.
             Tal como não pudemos contar hoje com o amigo Mário, o que nos deixou muita pena, também não pudemos contar com uma outra recente aquisição, o Nuno e sua Giant, mas esse por motivos justificados uma vez que reside longe, embora nunca esqueça as suas origens e decerto na primeira oportunidade não falhará.
O grupo está a crescer, é bom sinal, aos três malucos do costume já se juntaram mais três e parece que brevemente vem aí outro que ainda não conhecemos.
Falta ainda o Mano Cajó que tem andado algo afastado não sabemos porquê, talvez porque o seu mano não o tem convocado, mas fazemos votos para que ele apareça futuramente pois a sua participação é sempre benvinda.
Reconheço hoje que o meu amigo Tó Manel é capaz de ter razão quando diz: “No passado nós íamos ter com os amigos de Rio Maior, os do Kykedas, no futuro serão eles que vêm ter connosco!”.


Depois de quarenta quilómetros difíceis e com umas belas subidas deu-se a chegada ao “Condomínio Fechado” desta aldeia VIP do concelho de Rio Maior. O treino de hoje estava a terminar mas houve ainda tempo para mais uma foto. O ambiente era animado, correu tudo bem que é o mais importante, ninguém se aleijou, e por algum tempo esquecemos o stress da vida diária, esquecendo também com estas “cabreirices” que já estamos perto de meio século de existência. Não importa, o que conta é o espírito, e esse será sempre jovem.
Aqui uma palavra de agradecimento à menina Raquel que se dignou interromper a sua viagem para fotografar estes quatro malucos.

Terminámos como habitualmente no Café da Dona Vitória que, antecipando-se às nossas patroas, nos deu o primeiro ralhete do dia atento o estado lastimável em que nos encontrávamos. Enfim, lembrei-me nesta altura de uma frase muito animadora que morrerá comigo e que o meu filho me disse numa altura em que caí tamanha queda que andei três meses com dores nas costelas: “Fixe pai, deixa lá, isto é que é BTT”.
Como costumo dizer, é melhor andar de bicicleta do que numa cadeira de rodas.
Se daqui a dez anos conseguirmos todos fazer o que fizemos hoje, seremos sem margem para dúvidas, homens de muita sorte.
Um abraço aos amigos acima mencionados, saúde e até ao próximo treino, desta vez, se possível, com a presença de todos.

Rui Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário