segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

5ª Crónica


Caros Colegas, amigos e apoiantes do grupo MalaqueijoBTT:
Em primeiro lugar queremos informar-vos que um colega nosso esta semana lançou algumas críticas relativamente ao atraso com que foi actualizado o nosso Blog. A este respeito queremos apenas dizer que se fosse esse colega a desempenhar tal função, não teríamos dúvidas de que, à Segunda-Feira das 09:00 às 12:30, essa actualização seria realizada, pois o seu vagar é muito. Connosco não acontece isso, felizmente neste país ainda há pessoas que trabalham…..até quando não sabemos, mas isso são contas de outro rosário.

Mas vamos ao que nos interessa.

Fig.1 - Sapatos topo de gama - c/ ar condicionado

No passado Domingo a nossa habitual concentração deu-se no local do costume onde desta vez apenas compareceram o “mano 1”, o “cantor”, o “quinto elemento” e o mais velhinho de todos, que pela sua larga experiência é quem ainda consegue impor alguma ordem neste grupo senão era o descalabro total. Faltou o “técnico” por causa da matemática e faltou aquele rapaz que está emigrado ali para os lados de Leiria.

Fig. 2 - Devem estar a preparar-se para algum assalto
Foi pena porque hoje teriam levado uma grande tareia.
De novo com um sol maravilhoso mas com um frio muito intenso ontem, decorridos seis meses ou mais, foi um dia quase histórico para nós. Depois de tanto tempo, finalmente, tivemos o privilégio de desfrutar de uma verdadeira jornada de BTT.  Na verdade não nos deparámos com barreiras de arame farpado, com becos sem saída, com toneladas de lama, com fortes silvados ou com morros intransponíveis mais apropriados para adeptos da escalada. Parece que as nossas lamentações no Blog estão a dar resultado.
Enfim, equipados a rigor, completamente disfarçados (Fig. 2), lá partimos mais uma vez para o desconhecido, ainda um pouco enregelados mas convictos de que o treino seria duro.


Fig. 3 - Momento religioso
Como um verdadeiro treino de BTT ontem tivemos tudo:
Fig. 4 - Técnica invejável
Para começar o cantor apresentou-se orgulhosamente com uns sapatos novos (Fig. 1), motivo de alegria para todos. A coisa promete,  cada semana um investimento, um dias destes aparece-nos aí com um maquinão topo de gama.
Depois da habitual volta de aquecimento em redor da nossa maravilhosa aldeia, como o rapaz é muito religioso e supersticioso, dirigimo-nos à capela da Senhora da Escusa onde se fez silêncio para um respeitável momento de oração (Fig. 3). O cantor não cantou, mas rezou, solicitando a bênção dos referidos sapatos e pedindo sorte para com eles ultrapassar com sucesso os inúmeros desafios que no futuro irá enfrentar, especialmente quando os traçados forem escolhidos pelo tipo do costume, o “mano 1”, nessa altura os belos sapatinhos vão perder o brilho todo.

Depois deste momento de oração, o 5º elemento, julgando-se agora protegido pela Srª da Escusa, quis mostrar a sua coragem numa das descidas mais difíceis desta zona (Fig. 4) e, destemido, atirou-se por ali abaixo.
Prometeu….., prometeu….., ai…. ai…. ai.... ai...., mas, por sorte ou por perícia, lá se aguentou sem esfolar o cromado. Depois de devidamente analisado o respectivo registo fotográfico e discutida a elevada perigosidade da referida descida, ficámos mais inclinados para a primeira possibilidade.
E lá fomos andando. Com algumas palhaças pelo meio, protagonizadas pelo 5º elemento e pelo rapaz dos sapatos novos, as quais felizmente sem qualquer gravidade. Nesta parte o cantor revelou alguma inteligência pois quando caiu escolheu sítios agradáveis, fofinhos, com muita erva. Pensámos até que tais quedas fossem apenas propositadas para testar bem o comportamento dos referidos sapatos. Seria?

Fig. 5 - Que grande confusão

Num verdadeiro treino de BTT tem que haver um furito e nem isso faltou ontem (Fig. 5). O 5º elemento viu-se pela primeira vez nesta complicada situação o que aliás foi bem visível quando, tirando da mochila uma câmara-de-ar, para aí com um dez anos, perguntou: “Mas estas coisas já trazem pipo”?. Pipo até tinha, mas era grosso e não cabia no buraco da roda preparada para pipos de camisa. 
O “mano 1”, sempre muito solidário, ofereceu-se logo para ajudar mostrando a sua fraca perícia para desmontar e montar uma roda. Também ele ofereceu logo uma câmara sua, que por azar era igual à outra e que também não dava, nem na do colega nem na sua própria bike se por acaso fosse preciso. Ai, valha-nos Nossa Senhora, se não fosse o velhinho vinham para casa com elas às costas.
No entanto nem tudo é mau pois o 5º elemento apesar de tudo é muito cuidadoso, de tal forma que até aperta os pipos com um alicate. Isto sim. Isto é que é o verdadeiro profissionalismo, por ali não despeja de certeza.

Fig. 6 - Que rapaz tão prendado

Quanto ao solidário ajudante sempre diremos que esperamos sinceramente que tenha mais jeito na sua nova actividade, do que tem para a mecânica. Uma coisa é certa, rodinhas já ele sabe fazer (Fig. 6).

Reparada a avaria e registado o momento, o pessoal arrancou de novo e já perto do final o grupo dividiu-se ao meio. Dois dos elementos, com a agenda mais preenchida, rumaram a casa. Os outros dois, com licença mais perlongada, deram mais uma pequena voltinha, embora venham mais tarde dizer como sempre acontece nestas situações, que fizeram mais vinte ou trinta quilómetros. Só acredita quem quer amigos. Há pessoal que só anda muito quando não os estamos a ver.
Correu ontem assim o nosso animado treino, ninguém se aleijou que foi o mais importante e ficou no ar a promessa de que brevemente não escaparão à “Rota das Subidas”, opção que hoje foi recusada pela maioria, três contra um.

MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO:




Amigos, como nota final gostaríamos de anunciar que estamos a planear um treinosito ali para os lados do Redondo/Évora. Segundo fomos informados existem por lá belos trilhos e belas paisagens. Mas aquilo lá é sempre para dar o litro e a regra principal é nunca ficar para trás. O que é que acham da ideia? Eu por mim ficava sempre na traseira do pelotão.
Aceitamos opiniões.
Até para a semana, boas pedaladas e lembrem-se:

“Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento, para manter o equilíbrio (Albert Einstein).

MalaqueijoBTT.

Sem comentários:

Enviar um comentário