terça-feira, 21 de agosto de 2012


A ROTA DAS AMORAS


Caros colegas:
Decidimos apelidar o treino do passado Domingo de “A rota das Amoras”, pois ao longo de todo o percurso encontrámo-las, e ingerimo-las, em grandes quantidades.


As amoras-silvestres são o fruto de arbustos (amoreira-silvestre) do género Rubus, vulgarmente designados como silvas, da família das rosáceas. Estes frutos vermelhos aparecem ente os meses de Agosto e Setembro e segundo os estudiosos da matéria proporcionam-nos inúmeros benefícios ao nível da saúde, nomeadamente actuando no organismo como antioxidantes. Perante isto e a julgar pela enorme barrigada que apanhámos hoje, certamente estaremos imunes a qualquer doença cardiovascular nos próximos anos.

Gançaria



Mas hoje o Escritor e os dois Emigrantes partiram desta Maravilhosa Aldeia com um outro objectivo, investigar se o Mano1 não andaria a treinar às escondidas pois não compareceu ao treino pela quarta ou quinta vez. 

Lagoa do Areeiro

  

Percorridos trinta e tal quilómetros por trilhos habitualmente utilizados pelo referido indivíduo, deparámo-nos com uma espécie de Jeep meio camuflado, junto às lagoas do areeiro, facto que nos fez aumentar as nossas suspeitas. Felizmente após mais algumas investigações e com a utilização de material sofisticado, conseguimos localizar o suspeito, a vários quilómetros de distância, numa enorme cratera  de areia e disfarçado de árabe.

Areeiro




Sentimo-nos aliviados. Afinal o rapaz não nos enganou, andava a trabalhar “arduamente” na organização de um evento de motocross ou coisa parecida. Era por uma boa causa, estava perdoado.
Desfeito o mistério retomámos a nossa rota por caminhos e paisagens maravilhosas, parando aqui e ali para saborear mais alguns apetitosos frutos vermelhos. Hoje foi a rota das amoras, há algumas semanas atrás foi a rota das cerejas, depois a dos figos e brevemente será a das uvas (que até já se comem).

Arruda dos Pisões
  

Esta é a nossa forma de praticar BTT, sem stresses, esquecendo a vertente competitiva, sempre em harmonia com a Mãe Natureza e, calmamente, com um olhar mais atento, contemplar e desfrutar de tudo o que ela nos dá de bom e que a imprudência do homem ainda não destruiu. Felizmente na nossa aldeia ainda há muito para desfrutar e contemplar, por isso ela é tão maravilhosa.

Porto de Oliveira
 O nosso treino de hoje terminou, como sempre, com uma bela subida, a do Porto de Oliveira. Nada que nos metesse medo pois de tantas vezes que aqui subimos já a tratamos por tu, mas hoje, passando já do meio-dia, o calor intenso foi o nosso principal adversário e por isso confessamos que ela nos pareceu desta vez um pouco mais comprida.
Terminámos assim o treino de hoje, com 60 e tal Kms andados, debaixo de um sol escaldante, algo doridos e muito transpirados, mas carregados de antioxidante e muito satisfeitos pela descoberta dos mistérios do Mano desaparecido e do Jeep camuflado.
Boa semana para todos.
Boas pedaladas.
MalaqueijoBTT.

1 comentário: